sexta-feira, 10 de abril de 2009

O BENFICA não se explica, sente-se!!


Desde que me conheço como gente, «sou BENFIQUISTA, com muito ORGULHO, com muito AMOR».
Já tive a oportunidade de, noutro cantinho, tentar arranjar "razões" para tal, mas por mais voltas que dê, por mais que pense, nunca chego a uma conclusão precisa e concreta.
Só vi o Benfica campeão - a sério, como costumo dizer - uma vez. Desde que nasci foi quando mais duas vez, mas dado à minha curta idade de então não me recordo).
Nunca tive outro clube, apesar de influências de amigos e primos. Nem a tentação de ver outro clube a ganhar consecutivamente me fez mudar. Todos nós sabemos o quão vulneráveis as crianças são em relação a este aspecto.
Desde sempre que me acham um "caso sério" de Benfiquista. E, também, desde sempre tive uma grande necessidade de escrever sobre o meu clube.
Há dias, a mexer no meu baú, encontrei textos meus, ora sobre a inauguração da nossa linda Catedral ora sobre a conquista do último campeonato.
Resolvi trazer aqui um excerto do texto "Benfica Campeão 2004/2005". Um texto feito por uma miúda que, na altura, frequentava o 9.º ano de escolaridade. Um texto de alguém que queria ser, na altura - ainda-, jornalista desportiva.


«No dia 22 de Maio de 2005, o (Sport Lisboa e) Benfica conquistou o campeonato nacional de futebol. Um empate já nos chegava, nem que o segundo classificado ganhasse. E foi isso o que aconteceu. A equipa liderada pelo técnico Giovanni Trapattoni empatou no Estádio do Bessa a uma bola. O primeiro e único golo do Benfica foi marcado através de grande penalidade, pelo capitão Simão Sabrosa. Passando mais ou menos três minutos, para nossa desilusão, o Boavista empata o jogo na sequência de um canto. E não foi por falta de aviso de Trapattoni que o Benfica sofreu o golo.
(...)
No Estádio do Dragão, mal souberam que o Boavista tinha empatado o jogo, os portistas relançaram a sua esperança da conquista do título e não cabiam em si de contentes. Quando a formação da Académica (adversário do Porto) empatou o jogo, "saiu-lhes o tiro pela culatra". Reverteram-se os papéis. Desta vez a alegria e a festa era no Estádio do Bessa e os Benfiquistas já cantavam e gritavam: "campeões, campeões, nós somos campeões!".
(...)
No Bessa a festa era nossa. E que festa... já se sentia o cheiro a campeões. Era o Norte e o resto do país pintado a vermelho e branco. O jogo terminou e o sonho continuou. Estava num mundo à parte porque nunca tinha visto o Benfica CAMPEÃO. Não há nada igual a ver um Benfica Campeão em plena cidade do Porto e a festejar em plena Avenida dos Aliados. Estávamos em território inimigo mas que sempre foi (e será) NOSSO. Foi a loucura total, num dia de grandes emoções para sempre recordar. Um dos dias mais felizes da minha vida.»



Pois é, um excerto fielmente transcrito, onde fica claro o orgulho e o despertar do Benfiquismo que há em mim. Já o tinha acontecido com a última conquista da Taça de Portugal, mas um campeonato... é um campeonato!
O sonho continua. O sonho de voltar a ver o Benfica cada vez mais CAMPEÃO. O sonho de ver, um dia, a Europa rendida - como outrora - ao meu Benfica, com a sua consagração.
Recentemente, já tivemos perto, muito perto... chegamos aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Foi um autêntico sonho. Não fomos mais longe porque não nos deixaram. Mas já valeu a pena: eliminamos Man. United, Liverpool, só para citar alguns... era o regresso das grandes noites europeias ao Estádio da Luz. Que emoção!
Continuo a acreditar, sempre, ou porque o sonho comanda a vida ou porque tudo vale a pena se a alma não é pequena. Mais: tudo vale a pena se a alma é Benfiquista!
E, tenho a plena consciência, que a minha alma Benfiquista, bem como a de TODOS VÓS, não é pequena... é ENORME como o BENFICA!!!


AMO-TE BENFICA!!!

15 comentários:

LuaSLBENFICA disse...

SSF!!! (começo a tornar-me repetitiva por vossa causa :@ LOL)

Do que me foste falar Aninha... que dia inesquecível...tinha eu a tua idade =)) fomos numa mini-excursão de 4 (lol) para o Porto com a fé inabalável de que seríamos campeões! Até t-shirts a dizer Benfica CAMPEÃO eles compraram com a segurança de quem sente que já é campeão mesmo antes do jogo que poderia mudar tudo. Os festejos no Bessa, a correria para os carros, a festa na A2 e nas estações de serviço, a espera animada no aeroporto da Portela e a romaria até à Luz!!! Por mais anos que viva, este será sempre um dos dias mais especiais da minha vida! E tu fizeste-me recordá-lo e emocionar-me como se o revivesse e obrigada por isso Aninha.
O teu texto revela já uma parte do talento que virias a ter, bastante bem escrito!! Só poderia dar no que deu, nos textos com que nos delicias agora. Sei que voltarás em breve a escrever outro e mais e mais e serão todos textos ainda mais(!) maduros, porém, habituais de quem é campeã todas as épocas apesar de ser sempre especial.

Fantástico!! Parabéns! Adorei! =)

Beijinhos Aninha
Beijinhos ladies e amigos
Ladies let's go!

AMO-TE SPORT LISBOA E BENFICA

margaridabenfiquista disse...

Fantásticoooooooooooooooooooooo
asino por baixo do comentário da Lua.
Neste dia maravilhoso percorri as ruas de lisboa, Marquês de Pombal eestive na Catedral até amanhecer, e durante o dia fiz questão de me exibir de camisola e cachecol ,foram inesqueciveis, e eu quero repetir novamente novamente tudo isto já este ano,
NÓS SÓ QUEREMOS O BENFICA CAMPEÃO, BENFICA CAMPEÃO

PARABENS lADIE fantastico post

beijokas
..

Ana disse...

Meninas lindas,

Também quero repetir.
Foi um dia cheio de correrias. Correria para o Bessa, correrias pela Invicta e, até, ao aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Foi uma festa MARAVILHOSA, que jamais esquecerei. Não há igual!! :D
O que mais gozo me deu foi a nossa equipa a festejar com Benfiquistas pelas ruas do Porto. Isto só acontece com o BENFICA!!!
(Nunca vi o Porto a festejar em Lisboa como o BENFICA festejou no... Porto! lol)

beijinhos e obrigado a ambas pelo carinho :)

Patrícia disse...

LINDO!!
Grande Aninhas!! :)

Eu nessa noite fui até à Luz comemorar e foi a melhor noite de sempre!! :)

O pior do dia seguinte foi termos aulinhas.. A Micaela, que também tinha ido comigo para o Estádio, acabou por (ela vai matar-me!) adormecer na primeira aula da manhã. :)
A sorte dela é que a professora também era Benfiquista e estava toda contente! :)

Beijinhos Ladie Ana :)
E Parabéns pelo grande post!

PRL disse...

ATE ARREPIA


CARREGA BENFICA

Anónimo disse...

A alma benfiquista é isso mesmo!
grande

pois é as criancas säo muito influenciáveis,e gostam quase sempre , dos vencedores.
No meu caso näo houve tentacöes,
O benfica era o grande Campeäo,era quase tudo benfiquista.

Quando fomos campeöes em 2005 foi a loucura total em portugal!e tambem em todo o mundo.
Principalmente nas ex colónias e nas comunidades emigrantes. Eu em Frankfurt näo dormi a noite inteira agarrada à televisäo .
Foi inesquecível................
Beijinhos Ana
Minda

Anónimo disse...

Já lá vão tantos anos, tanto sofrimento, que quase dá vontade de desistir!

Benfica sempre!

Marciano

" R y k @ r d o " disse...

Passei para desejar uma PÁSCOA MUITO FELIZ, extensivo a todos os familiares.

Saudações desportivas
.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
aguiadainvicta disse...

DESEJO-VOS UMA SANTA PASCOA

Anónimo disse...

PÁSCOA FELIZ A TODAS AS LADIES E

FAMÍLIA.........

ASSIM COMO OS SEGUIDORES DESTE BLOG

Minda

red rocket disse...

Ana, dantes "achavam" que eras um caso sério, hoje tenho a certeza que sabem que és ;) e sei que hoje em dia te orgulhas de ser do Benfica, independentemente dos títulos e sabes que vais viver dias como esse muitas vezes!! :D

A Lua diz muito bem que nesse excerto já se nota o teu talento :) eu acho que temos a sorte de te poder ler, tivesses sido uma jornalista desportiva ou não, não é sobre o que escreves, é como o escreves!!

"tudo vale a pena se a alma é benfiquista" há dúvidas?? :)

Beijinhos pra ladie**

Ana disse...

@ Red Rocket - OBRIGADO pelo carinho. Não exageres, ok? :D No entanto, deixaste-me sem palavras e muito lisonjeada, como sempre.
beijinhos para ti*

OBRIGADO A TODOS :D

LuaSLBENFICA disse...

Vês Aninha como eu e a Maggie não somos exageradas?! LOL
É a verdade verdaduxa!!

Beijinhos linda*******

Anónimo disse...

O David Luiz foi mesmo dos melhores, aliás até hoje, nunca me desiludiu. Tem jogado sempre com a vontade de ganhar. E dele não tenho nada que me queixar. Posso dizer nem dele, nem da equipa, que no sabado, fez de tudo para nos dar felicidade. Por vezes acontece, mas o orgulho é sempre o mesmo, é sempre grande, sempre ENORME! 'EU AMO O BENFICA'