quinta-feira, 16 de abril de 2009

SERES EMOCIONAIS

Hoje venho falar de nós, os BENFIQUISTAS.
O Benfiquista (família na qual, orgulhosamente, me incluo e falando de forma geral) é um ser emocional, um tanto vulnerável e apaixonado, incondicionalmente apaixonado. Diferente de qualquer outro adepto, menos pragmático, mais solidário e exigente, porém, mais dedicado e benevolente. Somos feitos de uma massa de contradições que nos tornam únicos no mundo.
Vejamos:
Começa a época, o presidente começa com um novo ciclo. Chegam novos jogadores que todos já vimos no Youtube e que a imprensa nos garante serem grandes craques. Chega também um novo treinador com provas dadas na Europa ou talvez não mas que vem para um projecto, um projecto ganhador a médio prazo. Estamos eufóricos, ansiosos pelo início da época, sedentos de futebol e do nosso clube. Prometemos ter paciência e esperar que a primeira época não nos traga títulos mas apenas a construção de uma equipa. Temos tempo e "as casas não se começam pelo telhado" repetimo-nos na esperança de não exigir constantemente os títulos que nos fogem há uns anos, títulos que merecemos e nos são naturais.
A pré-época começa e todos os troféus são para ganhar, o treinador pensa de forma diferente e observa jogadores que não conhecia e começa a ponderar as táticas em função do plantel que possui, perdemos os jogos, ganhamos fio de jogo e algum entrosamento. Troféus perdidos, temos tendência a desvalorizá-los, o que é perfeitamente normal.
Começa a época um ou outro desaire instalam as dúvidas nas nossas cabeças e cedo relembramos a promessa da calma e que as exigências são apenas para a época seguinte. Os nossos rivais escorregam e apressamo-nos a ultrapassá-los. Chegamos à liderança e os pensamentos anteriores são varridos da nossa memória, só queremos ganhar, ganhar e ganhar!! É legítimo, é o que o Benfica merece, é o que o Benfica foi fazendo até se tornar no clube que conhecemos hoje, o Glorioso Sport Lisboa e Benfica. É o Benfica que nos apaixonou a todos. Mesmo há alguns anos sem ganhar continuam a nascer Benfiquistas e há crianças que, embora com pressões de adeptos de outros clubes, continuam a apaixonar-se pelo Benfica, há que manter a Chama Viva, não vamos ficar cá todos para sempre nem podemos esquecer que nos tornámos oficialmente no MAIOR CLUBE DO MUNDO, em plena crise de títulos. Dizem que verde é a cor da esperança mas eu não concordo, não há fé mais inabalável que a nossa.
O primeiro lugar é nosso, ninguém nos pára, torcemos a cada jogo para que os 3 pontos fiquem conosco mas nem sempre depende de nós o resultado e há interferências externas que nos arrancam do nosso lugar e o desespero invade-nos. Gritamos contra tudo e contra todos, esbracejamos, rebolamos, manifestamo-nos das mais diversas formas, queremos mais, queremos justiça. Perdemos algumas oportunidades entretanto e por culpa própria. Fazemos um mau jogo e perdemos contra um rival e a histeria interna "Ando a pagar quotas para isto! Não há amor à camisola! Fiz 300 km para esta vergonha" seguido de um público "No Domingo lá estarei, força BENFICA!!" Temos a estrutura montada mas supostamente os resultados só contariam no ano seguinte, lembram-se? Eu, nesta altura também não!! Está perto, já estivemos aqui, é para ganhar, é para sermos campeões!!! Nacionais, europeus, mundiais, o que tiver que ser, o BENFICA É CAMPEÃO!!!
Aproxima-se o final da época e o 1º lugar está longe, muito longe, o 2º já esteve mais perto e pedem-se cabeças, por vezes não importa quais, não importa quem vier, tem é que vir para ser campeão! Tem que ganhar! A época acaba...
"Começa a época, o presidente começa com um novo ciclo. Chegam novos jogadores que todos já vimos no Youtube e que a imprensa nos garante serem grandes craques. Chega também um novo treinador com provas dadas na Europa..." já leram isto não leram???

Eu quero que seja diferente e vou começar por mim. Este ano não pedi cabeças de ninguém (não é meu costume, de qualquer forma) e aposto na continuidade. A equipa está montada, equipa que foi capaz do pior ou do melhor, o treinador tem um Verão inteiro para se informar sobre o Benfica e fazer declarações em conformidade. É um treinador de projecto, se ficarmos em 2º lugar, formos à Champions é mais que natural que para o ano sim, a exigência apareça em força.
Com o mesmo treinador, com a mesma equipa base e apenas alguns retoques, nomeadamente, no que diz respeito a laterais, não me parece que aconteça algo diferente do que sermos campeões!! Continuidade, estabilidade e confiança devem ser as palavras de ordem!!
Somos sim seres emocionais e não nos trocava a nós, Benfiquistas, por quaisquer outras características.

AMO-TE SPORT LISBOA E BENFICA

11 comentários:

margaridabenfiquista disse...

Quando penso que já nada me surpreende vindo de ti eis que meus olhos se deparam com MAIS UM texto fabuloso, que me deixa sem palavras.Cada vez que se aproxima o dia de postares ficas apreensiva sem saber o que escrever, dizes tu que não tens inspiração, então se isto é sem inspiração eu imagino com ela.
a maneira com que descreves tudo ao promenor, demonstra o teu verdadeiro benfiquismo.
Es fantastica e eu tenho um ENORME orgulho de ser tua amiga, assim como o Benfica se orgulhará de ter
sócias apaixonadissimas como tu.

beijos enormes****************************

Benfiquista Duriense disse...

Sou Benfiquista com um orgulho desmedido ... mas ... não posso deixar de dizer que existe um marasmo ... que não desaparece ... a ambição também faz parte de conseguir ir mais além ... e um ano passado ... devia ter trazido ... alguma mudança ... mas se houve ... foi transparente ...A glória faz parte e como lutamos sózinhos contra a estupidez dos outros ... contra os jornais que no fundo são o cemitério de ideias rebuscadas ... e manipuladas ... só nos resta o nosso engenho e arte de vencer para conquistarmos a glória ... por isso a garra ... a chama imensa e a luz se acenda nos momentos importantes ... é isso que eu desejo ao meu Benfica ... porque já tivemos no passado momento menos bons e conseguimos mostrar que somos os Maiores ... a esperança um dom que é inato ... nunca morre ...

por isso ... Contra os "lapas" e afins ... jogar e Vencer ... :)

Benfica Sempre ...

Anónimo disse...

Bravo Lua
É isso mesmo ,o benfiquista é um ser muito especial.
Eu tambem era daqueles que ficavam todos contentes quando os treinadores que no fim do ano näo produziam o esperado,eram despedidos .
Até ficar com um tremendo meläo,quando o Fernando Santos foi despedido fiquei contente por nos livrármos dele .
Mas com sinceridade nunca mais vi um täo excitante como aquele jogo na luz , BENFICA BOAVISTA
Só näo demos 10 a zero porque o raio da bola näo entrava, estava embruxada! e nós sabemos por quem.
Com o Quique já tivemos três grandes jogos o com o Sporting ,o com o Nápoles,e o do Porto ! mas alternando com jogos fraquitos.
mas vamos ter esperanca que para o ano será melhor.
Assim somos nós benfiquistas entre o euforismo e o péssimismo.

SER BENFIQUISTA É A MELHOR COISA DO MUNDO.
Minda

PRL disse...

Mas não é esta emoção que nos faz viver?

Mas não é esta emoção que nos faz rir, que nos faz chorar, que nos faz espernear, bracejar, dar cabeçadas na parede, gritar bem alto ?

Mas não é esta emoção que faz com que quem não gosta de bola pense que somos doidos?

Mas não é esta emoção que nos faz discutir até com os nossoas melhores amigos?

Mas não é esta emoção que faz com que troquemos tudo por uma ida ao Estadio da Luz?

Mas não é esta emoção que nos faz perdoar quem nos magoa, quem nos ofende, tudo pelo amor ao Benfica?

Mas não é esta emoção que nos faz ver que temos coisas com a pessoa no Mundo mais diferente de nós?

É tão bom ter emoções.

É tão bom sentir a emoção de ser do Benfica.

É emocionante a emoção que nos dá a emotividade do Futebol.

Ate estou emocionado.

margaridabenfiquista disse...

Até eu fiquei emocionada com tão belo discurso do sr. PRL, chiça tenho uma lágrima no canto do olho, tenho uma lágrima no canto do olho

viva as emoções
..

red rocket disse...

Lua... vou classificar o teu post de SSF!!! LOL não sei o que quer dizer mas sei que é uma classificação alta, já te vi utilizá-lo... ;)

Fica bem, beijinhos**

" R y k @ r d o " disse...

Bom texto sem duvida

Mas que diabo é SSF?

Também me sinto emocionado por ver tanta gente emocionada
.

Maestro disse...

Estou sem palavras...

Continua assim amiga Benfiquista

LuaSLBENFICA disse...

@Maggie- tu é que me deixas sem saber o que te dizer... Obrigada pela força que me dás quando fico assim apreensiva. É mágico poder ser amiga de uma Mulher e BENFIQUISTA como tu.
Beijos ENORMES********************

@Benfiquista Duriense destaco das suas palavras "a ambição também faz parte de conseguir ir mais além". Na mouche! E deixe-me dizer-lhe que sou uma admiradora da forma como escreve.
Saudações Gloriosíssimas =)

@Minda, lembro-me de ter chorado quando soube que Fernando Santos seria treinador do Benfica e hoje arrependo-me de cada lágrima, não só pelo futebol que pôs a equipa a jogar mas porque aquele homem Benfiquista como nós, sabia onde estava. Somos sim seres especiais e remata o seu comentário da melhor forma "SER BENFIQUISTA É A MELHOR COISA DO MUNDO".
Beijinhos grandes para si Minda =)**********************
@PRL- (sem comentários) eu também fiquei emocionada com esse "comentário/poema/post que merecia estar no Belo Voar com enorme destaque mas que tu não queres e não te consigo obrigar porque és maior"
Beijinhos**********************

@red rocket- Xiiii quanta honra!! É verdade, é uma classificação altíssima mas não sei se estou à altura. Fico contente que tenhas gostado =)
Beijinhos para ti*****************

àguia_livre- obrigada também =)
SSF é uma classificação que uso para textos que só vocês conseguem escrever heheheh
Beijinhos*************************

Maestro- Muito obrigada =) vou continuar enquanto me deixarem hehehe
Beijinhos para ti e para a nossa Luazinha*************************

Ana disse...

BRILHANTE, LUA!!! BRILHANTE!!!
É isso mesmo, somos seres emocionais, algo vulneráveis e muito, mas mesmo muito, apaixonados. Mas é isso mesmo que faz de nós especiais! Únicos no Mundo.
Descreveste e muito bem toda as nossas emoções desde o início, até ao final da época, passando, ainda, pela fase intermédia da mesma.
No entanto, apesar de já pedirem cabeças, eu também não o faço. Aposto na continuidade do projecto. Mesmo treinador, pequenos retoques, lições de Benfiquismo e "quem vier morre!". Não tenho dúvidas que, a manter a base, o BENFICA tem tudo para ter um ENORME SUCESSO!

PARABÉNS LUA!!!

P.S. até eu estou emocionada com o que aqui vai. heheheh =)

beijinho***

Luazinha disse...

:)
Kiss