quinta-feira, 30 de abril de 2009

É TUDO UMA QUESTÃO DE LINGUAGEM!!!

Hoje venho falar das várias Funções da linguagem.

1) FUNÇÂO FACTICA
O emissor busca testar o canal que é posto em destaque
A mensagem é utilizada para iniciar, manter ou iniciar um processo de comunicação tendo o mesmo valor de um aceno com a mão, com a cabeça ou com os olhos

Paulo Bento foi castigado com uma multa altissima de 500 euros, depois de dizer, cara a cara para o árbitro Bruno Paixão,usando esta função de linguagem (e este é o mais explicito exemplo de Função Factica): “VAI PRÓ CA****O”, “ÉS UM MARICAS DE M***A”, “VAI PRÓ CAR***O”, “VAI-TE F***R”.
( desculpem a linguagem menos propria apenas estou a escrever as palavras de paulinhodesbentiado)

2)FUNÇÂO REFERENCIAL
O emissor visa informar objectivamente o receptor. O referente é posto em destaque enfatizando o conteudo de natureza informativa da mensagem. E uma linguagem dotada de objectividade ja que procura traduzir ou retratar a realidade, factos e ocorrencias.

Ex." TENHAM VERGONHA VOCÊS NÃO FALAM COM AS PESSOAS PORQUE NÃO TÊM CARACTER"
Está claro que o tipo de linguagem que o Director Desportivo do Benfica RUI COSTA utilizou a Função Referencial, pois tal como a mesma indica visou informar objectivamente o receptor na pessoa do arbitro rui costa, traduzindo e retratando a realidade dos factos.

Como podem verificar trata-se apenas de uma questão de linguagem mais propriamente as Funções da mesma.

Claro que depois a parte principal da questão é a cultura linguistica dos homens do apinto, provávelmente Bruno Paixão não conhece as funções da linguagem, e no mais alto da sua ignorância, aquelas palavras meigas proferidas por Paulinho Desbentiado soaram-lhe aos ouvidos como o mais alto dos elogios á sua pessoa, daí o relatório lhe ter sido favorável e apenas incorreu numa pena simbólica de 500€ de multa, para ajudar os cofres da Liga.

Rui Costa árbitro, vê-se que a sua cultura linguistica é do mais alto calibre, e entendeu perfeitamente as palavras verdadeiras de RUI COSTA D.D. Benfica, e mais, constatando de que se tratava de palavras retratando os factos reais( tais como penaltys por assinalar a favor do Benfica, cartões amarelos para a maior parte dos jogadores do Benfica ect. ect.) não lhe restou outra alternativa a não ser escrever no relatório que teria sido ofendido pelo Director Desportivo do Glorioso.
Senão como iria ele ter cara de aparecer perto do Dono D. Cornoleoni para receber o envelope como pagamento pelos bons serviços prestados!!!

Agora digo eu ó Rui!!! francamente não teria sido melhor mandares o homem do apinto para :
P**A QUE O PARIU,MARICAS DE M***A, OU VAI PARA O C****** OU VAI-TE F****.???
Ainda não entendeste que os B*** de amarelo e ás vezes de preto gostam de palavras meigas??? um homem como tu, experiente nesta tua vida de Futebol já era tempo de conheceres aquilo que as bestas gostammmmmm!!!!

Estás a ver!!! agora porque proferiste essas palavras horrendas, essa frase de grande ofensa, esse tipo de linguagem ordinária, levas-te um castigo de 1 mês de suspensão e a multa no valor de 1.250€.
Já sabes para a próxima faz como o paulinhodesbentiado e vais ver que resulta.

Como vêem tudo isto foi um mal entendido, ou seja uma questão de entender as funções da linguagem.

SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE!!!

..

4 comentários:

LuaSLBENFICA disse...

Bloody Brilliant Maggie, absolutely fantastic hehehe
SSF

Foi o nosso Rui armar-se em educado (infeliz ou felizmente não sabe ser de outra forma) para levar uma multa e uma suspensão em cima... quando o Paulinho sabe tão bem simplificar as coisas... LOOL até já me dá para rir do insólito da situação...e da fúria também provavelmente. De qualquer forma, expuseste perfeitamente a situação, é mesmo isso e apenas isso. Talvez Bruno Paixão esteja tão habituado a ouvir "mimos" do género que o seu cérebro (got one?) nem terá processado a informação, já rui costa não percebeu algumas das palavras de Rui Costa, sentiu-se ignorante e pronto, foi o suficiente... Enfim...já nem digo coisa com coisa... hehehe =P


Beijinhos ENORMES Queen e continuamos em festa lá no teu cantinho ;)
**********************************
**********************************
**********************************
**********************************
**********************************
**********************************

Ana disse...

uauuuuuuuuu!!!!!!

POST SSF!!!!!


A má interpretação é, sem dúvida, um dos grandes problemas desta corja.
Como é possível haver uma tão descarada dualidade nos critérios?? Um diz o que quer e o que lhe apetece, não é comedido nas palavras nem nos palavrões, e não é suspenso. Apenas tem uma mera multa.
Outro, é muito mais comedido, diz o que tem a dizer o que lhe vai na alma imensa Benfiquista, que é o que nos vai na alma também, sempre com grande respeito e educação. No entanto, é suspenso por UM MÊS!

Onde isto vai parar? Uns com tanto e outros com tão pouco.

VIVA O BENFICA!!!
Viva da dualidade de critérios, vida o compadrio.
E... viva o Rui Costa (o D.D.) que só diz o que qualquer um de NÓS pensa.

Quanto ao "senhor" (?) árbitro, só lamento uma coisa: o nome!, que NADA tem a ver com O Senhor do futebol Mundial... esse sim, o RUI COSTA.

PARABÉNS RAINHA pelo artigo. É bastante pertinente e ainda bem que fazes as duas distinções, para relembrar, pois há muita gente que se esquece... ou que, pelo menos, faz por isso...!


beijinhos**************

" R y k @ r d o " disse...

Dêem-me água para eu parar de rir, ahahaahahaahahahah

Grande margarida. Mas que inspiração gloriosa, lol

Gostei

Beijinho
.

Maestro disse...

Realmente ás vezes mal vale levar a isto a brincar...

Saudações a todos