quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Assim vai o futebol...


O futebol é um desporto colectivo que exalta sentimentos vários nas comunidades humanas. É desporto-rei em muitos países. É, ainda, uma das actividades desportivas que mais move pessoas. É arte. É emoção. No entanto, não se livra de ser qualificado - também - como um negócio, onde os interesses económicos e de "status" estão no topo dos seus "valores".
Em Portugal, muito em particular, o futebol resume-se a Benfica, o maior clube português, o clube com maior número de adeptos e sócios do país (e do Mundo!); o clube que, jogando em casa dou fora dela, leva atrás de si o maior número de seguidores.
Como já havia referido em cima, ainda que generalizando, o futebol português também tem os seus defeitos, os seus "podres" - se quiserem. Logicamente que não me refiro às restantes equipas do campeonato (visto que reduzi a Liga a um só clube!), pois a concorrência (leal) dá mais luta, mais ânimo a todos os amantes do desporto-rei e mais estimulo às equipas para, jogo a jogo, ultrapassarem-se a si mesma. Refiro, naturalmente às variadas manipulações, viciações de resultados; aos actos violentos que todas as jornadas assistimos, podendo deixar mazelas graves na vida de um desportista; ao espectáculo (confrontos) fora de campo, que cada vez mais são dados pelos seus próprios actores (jogadores, responsáveis,...); a adeptos que não olham a meios para atingirem os seus fins e que se esquecem do respeito e bons costumes socialmente aceites, praticando verdadeiros - estes sim! - actos terroristas; e mais se poderia escrever...
Não é, porém, só em Portugal que tudo o que foi descrito acontece. Infelizmente, acontece em todo o lado, com maior ou menor repercussão. Todavia, o que se passa no nosso país é muito preocupante. O futebol hoje em dia está ameaçado. A ganancia de vencer de qualquer maneira e os interesses que estão em jogo são tão grandes que deixa-o (gravemente) doente.
Há alguns anos atrás, ao Domingo famílias inteiras iam ver o jogo de futebol do seu clube, fazendo uma romaria, uma festa. Era sagrado. Hoje em dia - embora a tradição ainda seja mantida - não é bem assim. É triste dizer mas há determinados jogos em que um pai comum tem receio de levar os seus filhos ao futebol. Receio da violência, dos eventuais conflitos, da "guerra" que se instala em lugar da "festa".
É horrível assistir a imagens, que exaustivamente passam na TV, como as do Sporting de Braga vs Benfica. Não se fala noutra coisa! É assustador assistir a um jogo daqueles, não em termos do "espectáculo dentro do espectáculo" que algumas vezes é dado no (e nos arredores do) Estádio pelos adeptos, mas pelos intervenientes mais directos na partida.
Neste caso em particular, ao longo do jogo todo os jogadores do Benfica sofreram entradas medonhas!! Como é possível - no decorrer na primeira parte - não ter sido nenhum jogador bracarense expulso?! Entradas muito duras, que colocavam a integridade física dos gloriosos jogadores em causa. Por sorte, nenhum dos nossos jogadores se lesionou, mas as tentativas para tal estiveram à vista de todos e... são punidas.
Mais: o ambiente vivido dias antes do encontro não só foi propositado com foi público. Também não foram poucas as vezes que assistimos às tentativas de intimidação feita por pessoas várias ligadas à estrutura da equipa da casa. É a isto que chamam uma "disputa leal"? Quem não deve não teme e os jogos são para ser ganhos no campo (mas já lá vamos!).
Pior: as acções de ternura - em especial - aquando do apito para o intervalo. O que foi aquilo? Um vendaval, um ataque terrorista,...? Aceitam-se sugestões.
Nas imagens vê-se claramente que: Cardozo é duplamente agredido na face por jogadores diferentes; Raul José (técnico-adjunto de Jorge Jesus) sofre uma entrada de um jogador bracarense: terá sido um pontapé?; Saviola se não é, no momento, protegido pelo árbitro-auxiliar também não estaria livre de, ao passar perto do banco de suplentes do Braga, ser carinhosamente abordado; um agente de autoridade pública, ao ver semelhante circo com várias agressões à mistura, afasta-se; o árbitro-auxiliar, que atentamente segue as várias agressões feitas aos jogadores do Benfica, afasta-se, também, e nada diz no seu relatório; Ramires é agredido por um membro da empresa privada de segurança 2045, empresa essa que é a responsável pela segurança do Estádio Axa e principal pratocinador do clube minhoto;... tudo isto porquê? Foi premeditado? Se sim, com que objectivo? Por que expulsaram o melhor jogador do nosso campeonato, que por sinal é o melhor ponta-de-lança ou ele já não liderasse a tabela de melhores marcadores da Liga? Por que quando o Porto perde pontos o Benfica não pode ganhar? Por que nos relatórios dos árbitros pouco ou nada consta sobre as agressões? Por que há um medo gigantesco em o Benfica passar para a liderança? Se alguém me conseguir responder, ficaria eternamente agradecida, pois não encontro respostas e, sinceramente, o mais certo é ficarem por responder, quanto mais não seja por aqueles que devem explicações ao mundo do futebol, que não respondem nenhum comportamento pouco amistoso e que não sofrem as respectivas consequências.
O que se passou no fim-de-semana passado foi uma vergonha e um escândalo nacionais.
Cada vez mais os resultados são influenciados e cada vez mais se vai perdendo a beleza que é o futebol. Não importa ganhar, ainda que na secretária. Há quem ganhe exemplar e brilhantemente no campo (equipa do Benfica de Juniores) e que perde na secretaria. Sim, parece que nos foi tirado - agora pela FPF - o título de campeão de futebol de juniores. Ganhamos no campo, fomos sempre superiores. Mais um assalto (!) . Estão a cometer erros atrás de erros.
Digam o que disserem, o Benfica é o verdadeiro campeão de juniores!!

AMO-TE BENFICA!!!

6 comentários:

minda disse...

Acho que todos os benfiquistas ,sabem de cor e salteado que quem está por trás disso tudo é o padrinho
"MAFIOSO CONFESSO"
O mal para eles é que o benfica está a conseguir livrar-se da teia muito perfeita conseguida pelo dito cujo.
é muito difícel safar um embrólhio
destes mas com a categoria dos nossos grandes jagadores vamos livra-nos deste aranhão nojento

Luz - Benfiquista disse...

Corrupção ...

Palavra que destrói ... contamina ...
Monopolizadora do bem comum ...
Nós Benfica, penalizado...
Pela utilização de poder privilegiado!

Cargos desportivos banalizados ...
Obtendo benefícios ilegais ...
Para proveito próprio e para os demais...
Sem responsabilidade, pudor ou medo!

Decomposição total ou parcial ...
Em estados desordenados e patológicos...
Degradação do desporto, do fair play , numa pirâmide desigual...
Onde os intervenientes são demagógicos!

A corrupção tornou-se banal...
Sem consciência ética ou moral...
A existência sem ameaça e liberta...
Onde a justiça dicotómica lidera!

Sei, que mentalidade pobre ...
Contribui para fundamentar o mal...
E outras coisas mais, o desporto Nacional é o visado!

Pobre Desporto e País, País pobre e Deporto ...
Involução contrária à evolução ...
Estruturas complexas de polvo ...
Tomar medidas e formulas no seu combate, forma ordeira,
Valida, autentica, célere e juíza ...
Dar a sentença merecida para que se faça justiça...
Para que a culpa não morra sempre solteira !!!

Haja Justiça ...

Benfica Sempre ...

GIL VICENTE disse...

Por onde tem andado esta Linda Princesa?

É um crime de lesa poesia e prosa magníficas que ela tenha estado tão desaparecida.

E ainda um crime de lesa Benfica a sua falta na defesa do nosso Benfica com o seu Benfiquismo lindo e vibrante.

Mas ela vai voltar em todo o seu esplendor, disso não há a menor dúvida.

Cá a esperamos, Linda Princesa

Um beijinho

Margarida disse...

Que giro!
Um Blogue feminino do meu clube. Adorei.
NINGUÉM PÁRA O BRNFICA!!!!!

" R y k @ r d o " disse...

Mais um artigo fantástico de puro benfiquismo

Gostei

Bom FDS
.

Manuel Oliveira disse...

Parabéns Ladies benfiquistas. Foi a 1ª vez que vos visitei mas voltarei mais vezes.
(BLOG DO MANUEL)