sábado, 27 de junho de 2009

Ao Enorme Capitão!!


É um dos melhores avançados portugueses em actividade. Tem um talento nato, características únicas, que o tornam num ponta-de-lança especial. Falo de quem? De Nuno Gomes, obviamente!
Muito se fala no capitão do Benfica. Já não é de agora. Desde sempre, é motivo para muitas e variadas conversas.
Ninguém é perfeito, pelo que, como seres humanos que somos, também erramos. Nuno Gomes não é excepção. Não é por ser um grande jogador de futebol, ou pela sua carreira falar por si, que não tem o direito a errar. Tem, sim. Todos os temos. No entanto, muitos adeptos (e alguns deles - que se dizem - Benfiquistas), vai-se lá saber porquê, esquecem-se de factos importantes, e não toleram algumas falhas. Memoria curta? Ingratidão? Eles lá saberão...

Como aqui neste mesmo cantinho já foi defendido, e é da opinião maioritária, Nuno Gomes já deu muito ao nosso Glorioso. Não podemos ser tão ingratos, muito menos ficar impávido e serenos a assistir, frequentemente, e muitas vezes na própria Catedral, a comentários menos felizes e despropositados, que só revelam ou desconhecimento de toda uma carreira ou pura implicância.

Os números, a nível de Benfica, estão à vista e conseguem falar por si...

- mais de 150 golos em jogos oficiais;
- está na lista dos 10 melhores marcadores de sempre do clube;
- é o 4º melhor marcador de sempre do SLB nas competições europeias;
- 350 presenças em jogos oficiais;



Como se não bastasse, pelo Glorioso marcou em todas as competições oficiais em que participou:

- Campeonato: 115;
- Taça de Portugal: 15;
- Taça UEFA: 11;
- Liga dos Campeões: 7;
- Pré eliminatórias da Liga dos Campeões: 4;
- Supertaça: 1;
- Taça da Liga: 1;


A nível de selecção, já são mais de 70 internacionalizações.

(Dados retirados dos sites oficiais do jogador e do Benfica)

Costuma-se dizer que contra factos não há argumentos. E, pelos vistos, de facto não há. Ninguém inventou, é a carreira do jogador traduzida em números. Jogador esse, que tendo o percurso que tem, ainda "merece" ouvir algo menos bom a seu respeito.

Mais importante que estes factos são, para mim, as inúmeras qualidades que tem. Todos nós sabemos que é um dos mais lutadores jogadores. A sua dedicação, esforço, trabalho e empenho são de louvar. Há jogadores que, por já se acharem "grandes" não trabalham diariamente. O Nuno, além de deixar o que tem e o que não tem em campo, do seu trabalho ser notório, ainda dá tudo nos treinos.
Além de ser um líder nato, transborda "Benfiquismo". Sabe o peso do Manto sagrado e, quando o enverga, faz jus às "camisolas berrantes".
É um dos jogadores da casa, conhece o clube como ninguém, tem plena consciência da grandeza da instituição que representa.
Os princípios e valores com que rege a sua vida assimilam-se, em muito, aos nossos gloriosos valores, por muitos admirados, e, por nós, preservados.
Tem a raça de um lutador e a alma de um campeão. Faz da humildade a sua maior arma e do amor infinito ao seu clube uma das bandeiras para que, hoje, seja considerado um dos grandes símbolos vivos do clube.
A cada jogo testemunhados a sua grandiosidade. Não são raras as vezes em que está em posição mais favorável de marcar mas que não o faz, passando a bola a um dos seus colegas. Com esta atitude, pode denegrir a sua imagem enquanto jogador, pois, sendo ele um ponta-de-lança, "tem é de marcar, sempre", mas enaltece-o enquanto jogador do colectivo.
E é por não ser nada individualista que talvez seja um dos avançados que mais valoriza o colectivo, em detrimento do individual.
Dá a marcar, mas também marca. Faz, aliás, "tabelinhas" deliciosas ... só dignas do nosso 21.
No futebol, muitos dirão, que os seus valores enquanto homem não importam. Não é tudo, mas também não é só em "função futebolística" que se distingue os maus dos bons jogadores.
Nuno é um Enorme jogador e um Enorme Homem, pelo que o nosso treinador de então, Jorge Jesus, não ficará indiferente às suas vastas qualidades.

Toda a história da renovação deixa-me apreensiva, confesso. Estamos há vários dias na "renovação iminente". A equipa regressa ao trabalho na próxima Segunda-feira e o seu vínculo contratual acaba na Terça-feira.
O que esperar?
As partes sempre manifestaram o vontade de renovar o contrato, por mais duas épocas. Dizem que, também, já acertaram tudo em relação a alguns pormenores, pelo que o consenso é total. Só falta a tão esperada formalização.
Por lado - e é o que me inquieta -, é o interesse de vários clubes, bem como o facto de o contrato estar prestes a terminar. Podemos assistir ao insólito de o capitão treinar, mas "livre".
Acredito na direcção e acredito, sem dúvida alguma, no carácter do capitão, que já referi. Sei qual é o seu desejo, sei que ainda tem muito a dar ao meu/nosso clube.
Não espero outro cenário e aguardo a boa notícia, não espero outro cenário, da renovação.
Por isso, olho para o futuro com uma boa perspectiva.

O teu desejo, que é o de muita gente, de terminares a carreira na Luz ira ser concretizado. O meu também... de te ver, por conseguinte, ingressar os quadros directivos do clube. Porque é destas pessoas que precisamos: que amem o clube, cujo o lema incondicional seja: TUDO PELO BENFICA!!
Tenho orgulho em ti, pelo enorme jogador e pelo enorme benfiquista que és... mas, sobretudo, pelo grande ser humano em que desde cedo te tornaste. O teu carácter e nobreza de valores deixam-me envaidecida.

Muita mais coisa haveria para se dizer...

VIVA O CAPITÃO!!!!! VIVA O BENFICA!!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Assino tudo por baixo.
O nuno é um jogador ímpar,
só näo vê quem näo quer!
Há muito menino que diz ser benfiquista! mas só vendo eu acreditava
dizem cada baforada contra o slb. que nem os anti-benfiquistas ,o fazem , com amigos destes quem precisa de inimigos???
As letras verdes é que destoam
bjs
minda

Anónimo disse...

Assino por baixo so é pena estar escrito nessa cor abominavel eu adoro couve mas cada vez que as como sinto-me mal por causa da cor
BENFICA SEMPRE
SAUDAÕES BENFIQUISTAS

Benfiquista Reguense disse...

Quem é que não teve/tem momentos bons, excelentes ou menos bons a nível profissional ... mas ... o masoquismo impera e quando uma pessoa cai ... todos o pisam ou querem pisar ... é o que acontece ... por isso este post é merecido pela garra, humildade e simplicidade a que este Jogador nos habituou ...

Por isso Força ... e que o "Benfiquismo" seja sempre verdadeiro ...

Benfica Sempre ...

toni disse...

a ausência de títulos mas isso não é culpa do Nuno também em tempos fizeram isso ao JVP

enfim

CARREGA BENFICA

Viriato de Viseu disse...

PRINCESA DO AVE

Eu já sabia que este blogue estava em festa num foguetório deslumbrante e de fanfarras em sons estridentes.

O caso não é para menos, pois as BENFIQUISTAS adoram o nosso NUNINHO!!!

E a Princesa do Ave, tem neste Nuno o seu ídolo.

Então está bem, com tudo a acabar bem.
Estão (estamos) todos de parabéns!!!

Agora só falta o nosso NUNO não falhar tantos golos à boca da baliza para a festa ser ainda maior.

JOKAS para todas as LADIES especialmente para a autora desta ODE GLORIOSA !!!